Achei muito interessante o software Hot Potatoes. É uma ferramenta muito útil para que nós, professores, possamos criar atividades lúdicas específicas dos nossos conteúdos, pensando no perfil dos alunos e em suas possibilidades.
No site Youtube existem alguns vídeos que possuem dicas excelentes de como utilizar melhor o programa.
Sabe-se da popularidade dos jogos virtuais entre pessoas de diferentes idades. Entre os estudantes, essa popularidade é ainda maior, o que põe nós, professores, na missão de estudar esses fenômenos, compreender estes processos e contextualizar a educação dentro desse panorama.Os jogos tem se tornado cada vez mais reais, mais interessantes e desafiadores pois a tecnologia está sempre evoluindo e as redes sociais tem contribuído muito na difusão desse “passatempo”.
Os jovens tem demostrado muito mais interesse pelos computadores do que pelos livros. Não podemos ignorar esta realidade e mais do que isso: devemos começar a nos adaptar a este novo mundo que vem sendo inaugurado. Também não podemos ser meros expectadores, por isso é crucial comecemos a desenvolver trabalhos de autoria de atividades pedagógicas para a web.
Todas essas inovações serão um sucesso quando todos os alunos tiverem acesso a computadores, a internet de qualidade e esses recursos fizerem parte do dia-a-dia de uma sala de aula. Após conhecer o Hot Potatoes, imaginei uma turma de séries iniciais, onde cada aluno teria seu laptop, conforme prometem alguns programas, e eu poderia criar com eles blogs onde encontrassem atividades muito específicas da realidade deles, de suas vidas, criadas por mim e por eles mesmos, sobre os assuntos que nós estivéssemos trabalhando.
Enquanto essa realidade não acontece, podemos investir em algumas atividades nos laboratórios disponíveis nas escolas, o que já é uma boa oportunidade para grande parcela da população excluída do mundo digital.
Clique aqui para baixar o software Hotpotatoes e também produzir seus próprios jogos.