CRUZADAS

OS ANIMAIS

OS ANIMAIS

CRUZADINHA

  
CLIQUE SOBRE OS NÚMEROS E LEIA AS DICAS. ESCREVA SUA RESPOSTA NO ESPAÇO EM BRANCO.
   1   2       
         
3           
    4       
 5          
6           
         
         
         
 7          
         

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jogos com Hot Potatoes

Achei muito interessante o software Hot Potatoes. É uma ferramenta muito útil para que nós, professores, possamos criar atividades lúdicas específicas dos nossos conteúdos, pensando no perfil dos alunos e em suas possibilidades.

No site Youtube existem alguns vídeos que possuem dicas excelentes de como utilizar melhor o programa.

Sabe-se da popularidade dos jogos virtuais entre pessoas de diferentes idades. Entre os estudantes, essa popularidade é ainda maior, o que põe nós, professores, na missão de estudar esses fenômenos, compreender estes processos e contextualizar a educação dentro desse panorama.

Os jogos tem se tornado cada vez mais reais, mais interessantes e desafiadores pois a tecnologia está sempre evoluindo e as redes sociais tem contribuído muito na difusão desse “passatempo”.

Os jovens tem demostrado muito mais interesse pelos computadores do que pelos livros. Não podemos ignorar esta realidade e mais do que isso: devemos começar a nos adaptar a este novo mundo que vem sendo inaugurado. Também não podemos ser meros expectadores, por isso é crucial comecemos a desenvolver trabalhos de autoria de atividades pedagógicas para a web.

Todas essas inovações serão um sucesso quando todos os alunos tiverem acesso a computadores, a internet de qualidade e esses recursos fizerem parte do dia-a-dia de uma sala de aula. Após conhecer o Hot Potatoes, imaginei uma turma de séries iniciais, onde cada aluno teria seu laptop, conforme prometem alguns programas, e eu poderia criar com eles blogs onde encontrassem atividades muito específicas da realidade deles, de suas vidas, criadas por mim e por eles mesmos, sobre os assuntos que nós estivéssemos trabalhando.

Enquanto essa realidade não acontece, podemos investir em algumas atividades nos laboratórios disponíveis nas escolas, o que já é uma boa oportunidade para grande parcela da população excluída do mundo digital.

Clique aqui para baixar o software Hotpotatoes e também produzir seus próprios jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário